1 de janeiro de 2011

Há mais alegria em dar do que em receber


.
Amigos,
depois da campanha de angariação de fundos no passado mês de Junho em vista da reconstrução da capela de Muxaluando, comunidade da paróquia de Nambuangongo, no qual estive em missão no passado mês de Agosto, foi com muita alegria que recebi a notícia que esta comunidade pôde celebrar o Natal numa igreja reconstruída graças à nossa generosidade e partilha.

Lembro que esta foi uma iniciativa do grupo da L.I.A.M e de alguns paroquianos, em realizar uma venda de filhoses, coscorões e bolos diversos, respondendo à necessidade da reconstrução do telhado e paredes da igreja local, situada numa zona muito fustigada pela guerra e sem meios para preservar o seu património. Esta venda na nossa paróquia lucrou um total de 565€ ao qual se juntaram alguns fundos do projecto Tuala Kumoxi.

Este foi sem dúvida um grande presente para aquela comunidade até há bem poucos anos saída da guerra, onde grande parte dos edifícios se encontram danificados e as igrejas não são excepção. No passado mês de Agosto ao anunciarmos aos responsáveis da comunidade a nossa intenção, vimos no seu olhar um brilho de esperança de uma graça agora concedida, pois o templo onde é celebrada a fé iria ter agora uma nova dignidade e beleza.

A fé torna possível isto, esta partilha de vida e de bens para com aqueles que mais precisam. Já o Senhor diz no evangelho “tudo o que fizerdes a um destes mais pequeninos, é a mim que o fazeis”, é esta a nossa alegria, de partilharmos por causa do rosto de Cristo no nosso irmão que mais precisa. Desta forma podemos dizer que este foi o nosso presente de Natal ao tornar possível que toda a comunidade de Muxaluando celebrasse o acontecimento do nascimento de Jesus num templo mais digno. Esperamos assim, que este templo possa ajudar a que Jesus possa crescer nos seus corações.

Bem haja a todos.

Sem comentários: